FAQ

Qual o prazo de indenização em caso de perda total do veículo?

 Segundo a Circular 241/2004 da SUSEP, autarquia do Ministério da Fazenda que regula e fiscaliza o seguro, o prazo máximo é de 30 dias, após entregue toda a documentação solicitada.

Em caso de perda total de um carro financiado, o valor da indenização será equivalente ao saldo devedor na financeira?

 Não. A indenização será igual ao Valor Determinado na apólice ou Valor de Mercado Referenciado do veículo. Um carro de R$ 30.000,00 financiado em dois anos, facilmente acumula um saldo devedor próximo de R$ 50.000,00 com taxa de juros de 2% ao mês, ou seja, se o carro for roubado no início do financiamento e ele for indenizado pelo saldo devedor, quitará a dívida e ainda comprará outro carro com o excedente. Uma das principais premissas do seguro é que ELE NÃO VISA LUCRO. Para que o segurado não fique com o prejuizo neste caso, deverá negociar diretamente com sua financeira a troca do bem.

Caso eu venha a colidir com um veículo importado e os prejuizos apurados ultrapassarem a verba contratada para Danos Materiais, como procede a seguradora?

 A seguradora indenizará até o limite definido na apólice, o excedente deverá ser pago diretamente pelo segurado ao terceiro.

Porque na renovação de meu seguro ele as vezes sobe de preço se eu ganhei bônus?

 As seguradoras se valem de vários elementos para precificar, entre eles o índice de reparabilidade do veículo e o índice de roubo/furto na região de tráfego. Se o carro do segurado teve ao longo do ano de vigência da apólice um agravo de 30% em seu índice de roubo/furto e este agravo repassado a taxa representou um aumento de 10% no preço final, quando o segurado fizer sua renovação o novo bônus, com o aumento de uma classe, dará um desconto de 5% no seguro (inferior ao aumento da taxa), no final teremos um aumento médio de 5% neste caso.

Contratei um seguro de vida através de minha associação a mais de 10 anos, os aumentos anteriormente eram pelo IGPM e nos últimos 3 anos venho recebendo aumentos bem superiores a inflação. Por que meu contrato não tem sido respeitado?

 Este é um assunto delicado que já gerou nos últimos anos muita disputa, até mesmo judicial, entre seguradoras e segurados. Vou explicar, sem justificar. O seu "contrato" na verdade foi de adesão ao grupo estipulado pela sua associação, ela de fato responde perante a seguradora. Durante décadas as apólices chamadas "abertas" (apólices onde não havia uma vinculação empregatícia entre o segurado e o estipulante) geraram muito lucro para as seguradoras. Esta situação mudou após o Plano Real e gradativamente as seguradoras passaram a aplicar um dispositivo de reavaliação das taxas em decorrências do aumento da sinistralidade do grupo e consequentemente repassado aos segurados. Este é um assunto como disse muito complicado, mas destaco que os aumentos propostos pela seguradora ao grupo segurado somente terão valor se a seguradora receber a aprovação por escrito de pelo menos 75% do grupo segurado, isto está previsto no Código Civil Brasileiro. Se você se sentir violado em seus direitos, procure um advogado.

Fui procurado por um corretor que me ofereceu um seguro de vida resgatável contratado no exterior. É um bom negócio?

Um de nossos corretores publicou uma matéria sobre este tema no www.segs.com.br em 25/07/2006 a qual poderemos estar enviando se desejarem. Por enquanto acessem o link SEGURO DE VIDA NO EXTERIOR  e escutem a colunista Mara Luquet do Jornal Valor Econômico falando sobre o assunto.

Minha empresa é pequena, apenas eu e minha esposa somos sócios. Eu posso fazer uma plano empresarial?


A Sul América Sáude exige um mínimo de 4 (quatro) usuários para poder fazer um plano, se você possuir 2 filhos ou seus pais / sogros forem teus dependentes pelo Imposto de Renda, poderá contratar.

 

 

Como funciona os aumentos dos planos empresariais?

Os planos Coletivos de saúde não tem seus aumentos monitorados pela ANS como os individuais, portanto, muita atenção nas Condições Gerais do plano que você estiver contratando, visto que este estabelecimento de regras é livre. As opções de reajuste normalmente são por reenquadramento de faixa etária, sinistralidade, correção por um indexador ou uma composição de mais de uma forma de reajuste.

Gostaria de contratar um plano para minha empresa e deixar deixar a critério de cada um entrar ou não, pois não pretendo subsidiar neste momento, é possível?

Sim, se o plano contratado for Coletivo por Adesão, entretanto a maioria das operadoras estão operando apenas com Planos Coletivos Empresariais, que prevê o ingresso de 100% dos sócios e/ou funcionários da empresa.

Recebi minha apólice e percebi que a cobertura era de roubo e furto qualificado. O que é furto qualificado?

 

 A principal característica do furto qualificado é deixar vestígios de arrombamento.


1 | 2 >>